Tudo sobre Cetose – A Dieta Cetogênica + Vídeo explicativo Dr Lair Ribeiro


Compartilhe agora!

Você sabe como seu corpo funciona?

Veja mais sobre a Dieta clique aqui 

Quando começamos a estudar e pesquisar mais sobre o mundo da nutrição, buscando pelas melhores soluções para viver de forma mais saudável e feliz, invariavelmente nos deparamos com o conceito de cetose.

Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber para entender por que a cetose está tão na moda, quais suas vantagens e desvantagens, e como usá-la para perder peso de maneira ainda mais acelerada.

VÍDEO DO DR LAIR ABAIXO NO FINAL DA MATÉRIA

O Que É Cetose

Basicamente, a cetose é um estado metabólico no qual o organismo obtém energia não da glicose (que seria o funcionamento mais comum do corpo, chamado de glicólise), mas sim de moléculas chamadas de corpos cetônicos.

Esses corpos cetônicos são produzidos pelo fígado durante períodos de restrições de alimento (jejum) ou de carboidrato (dietas low carb), para serem usados como fonte de energia.

Então, a cetose nada mais é do que esse estado no qual o corpo obtém energia de uma fonte diferente da usual.

(É importante mencionar que, do ponto de vista biológico, ambas são formas normais de se obter energia.

Dizemos aqui que o estado de glicólise é mais comum porque a dieta da maioria das pessoas é altamente inclinada a um consumo majoritário de carboidratos.)

Como Funciona A Cetose

Veja mais sobre a Dieta clique aqui 

O funcionamento do processo, embora tenha alguns detalhes bioquímicos mais complexos, pode ser entendido como 3 simples passos:

#1 – Devido à restrição de carboidratos, o seu corpo fica privado do fornecimento usual de glicose;

#2 – Como suas células precisam de energia, seu corpo necessita de outra fonte para supri-la. (E, curiosamente, você tem uma poderosa reserva de energia na forma de gordura… e está louco para gastá-la!)

#3 – O fígado, então, quebra os ácidos graxos, provenientes do seu tecido adiposo, em corpos cetônicos (que, como mencionamos, podem ser usados como substitutos à glicose).

Simples, não é? Mas de onde será que veio essa ideia?

 

Como A Cetose Começou? A Introdução Da Dieta Cetogênica Ou Dieta Keto

 

Conforme dissemos, a cetose é um processo natural do corpo humano – logo, não faz sentido falar em um início da cetose.

Porém, podemos sim traçar o uso da indução de cetose por meio da dieta.

A primeira dieta indutora de cetose foi a chamada Dieta Cetogênica (Cetônica, ou do Cetônico ou Ketogenic Diet ou Dieta Keto, do original em inglês), elaborada por médicos para tratar casos de epilepsia em pacientes que não estavam respondendo bem aos tratamentos convencionais para essa condição.

Curiosamente, além do sucesso em reduzir os episódios de epilepsia, foi observada perda de gordura corporal nesses pacientes, e melhora de outros indicadores de saúde.

Com isso, a dieta cetogênica ou dieta Keto se popularizou entre pessoas sem problemas de saúde, mas que desejavam perder peso.

Resumidamente, a dieta se baseia em ingestão baixíssima de carboidratosmediana de proteínas e bem elevada de gorduras.

Colocando essa frase em proporções de macronutrientes, nós podemos dizer o seguinte:

  • A ingestão de carboidratos não deve ultrapassar 5 a 10% do total de calorias;
  • A ingestão de proteínas deve ficar em torno de 20 a 30% do total das calorias consumidas diariamente;
  • E a ingestão de gorduras deve fornecer de 65 a 75% das calorias (possivelmente até mais).

Lembrando que a quantidade de carboidratos a que nos referimos acima é de carboidratos líquidos – isto é, o total de carboidratos menos o total de fibras.

E que a maneira mais fácil de entender essas proporções é observando a tabela nutricional dos alimentos.

Geralmente, a dieta se inicia com um jejum de 24h, de forma a acelerar a indução do estado de cetose no paciente.

A partir daí, a distribuição estrita de macronutrientes se encarrega de garantir que o indivíduo permaneça nesse estado de cetose, e acelere sua perda de peso.

Interessantemente, alguns benefícios adicionais reportados por pessoas que seguiram uma dieta como a cetogênica ou keto são: aumento do HDL (colesterol bom), melhor regulação da fome e da glicemia (reduzindo ou mesmo eliminando casos de hipoglicemia), alívio de alguns sintomas de Alzheimer e Parkinson, e diminuição de dores nas articulações.

Claro que você provavelmente não vai colher todos esses benefícios (porque, se você não tem sintomas de Parkinson, não há como diminuí-los, não é mesmo?), mas é interessante saber que essa dieta rica em gorduras e restrita em carboidratos pode ajudar no tratamento de condições médicas diversas.

 

VEJA AGORA O VIDEO DO DR LAIR FALANDO MAIS SOBRE ESTA DIETA!

 

Tudo sobre Cetose – A Dieta Cetogênica Vídeo explicativo Dr Lair Ribeiro

Tudo sobre Cetose – A Dieta Cetogênica Vídeo explicativo Dr Lair Ribeiro Veja mais Informações no Blog – http://bit.ly/drlairdietacetose

Posted by Vida Consciente e Saudável on Thursday, June 28, 2018

 

 

VEJA AQUI RECEITAS PRATICAS E RÁPIDAS PARA SEU CAFÉ DA MANHA!

3 Opções de Receitas para o Café da Manhã Low Carb